Mensagem da Liderança da Área

A Gratidão Prepara o Caminho para o “Trono da Graça”

Elder Miguel Ribeiro, Portugal
Elder Miguel Ribeiro, Portugal Setenta de Área da Europa Norte

Antes de ter sido chamado para ser um Setenta de Área, enfrentei uma das fases mais desafiadoras na minha jornada da fé. Devido a dificuldades financeiras, não tínhamos dinheiro para comprar comida, o que nos levou a vender todos os nossos bens. Ver a minha esposa a despojar-se das lembranças queridas da sua avó e da sua mãe foi extremamente doloroso. Uma vez que o nosso carro estava sem gasolina, eu andava pela nossa cidade à procura de uma casa de penhores.

Enquanto caminhava, lembrei-me duma conversa que tinha tido com um grande amigo meu, num momento em que ele estava a passar por grandes desafios. Numa tentativa de o ajudar, aconselhei-o a cultivar a gratidão. A resposta dele chamou-me a atenção: “Para me sentir grato, tenho de pensar em alguém que esteja a passar por problemas piores do que os meus! É dificílimo encontrar alguém assim”. Eu identificava-me profundamente com este sentimento, pois sentia-me emocionalmente encurralado no meio do sofrimento da minha mulher e da tristeza dos meus filhos, apesar de ter depositado a minha confiança no Salvador. Ele disse-me: “Tu és meu” (1). Ele escolheu-me com a promessa de fazer de mim “o seu povo próprio” (2) e de “exaltar[-me] sobre todas as nações que fez” (3). Eu tinha seguido fielmente as práticas do dízimo, do jejum, da oração e da adoração no templo, mas as prometidas “janelas do céu” (4) continuavam trancadas e eu sentia-me abandonado.

Nos momentos de grande aflição, adotei a prática de fazer duas perguntas fundamentais ao divino: “Senhor, o que desejas que eu faça? O que desejas que eu aprenda?” Quase instantaneamente, um pensamento emergiu: “E aconteceu que construiu um altar de pedras e fez uma oferta ao Senhor e rendeu graças ao Senhor nosso Deus”. (5) Tal feito fez com que eu contemplasse a situação de Leí, que, sem que tivesse culpa, foi impelido a abandonar o seu lar, e deixar para trás as suas posses, inclusive a “sua casa e a terra [da] sua herança e [o] seu ouro e [a] sua prata e [as] suas coisas preciosas; e nada levou consigo”. (6) Tendo passado toda a sua vida em Jerusalém e tendo deixado para trás os sonhos de uma vida e os frutos do seu trabalho, Leí enfrentou um desafio praticamente insuperável. No entanto, a gratidão era o princípio pelo qual ele vivia e buscava a salvação. “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso!” (7)

De facto, para Leí, a gratidão não dependia das circunstâncias; era uma decisão com um objetivo específico: Jesus Cristo. Foi assim que descobri, com gratidão: “Se eu subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também”. (8) Durante as minhas provações, adotei a prática de construir altares de gratidão diariamente através da oração. O meu objetivo era ser grato sem comparações e expectativas e sem depender das circunstâncias externas — uma mudança profunda de perspetiva.

No início de cada oração, direcionava deliberadamente os meus pensamentos para a vida e missão do meu Salvador. Este processo foi transformador. À medida que eu expressava a minha gratidão sincera, o Espírito dava testemunho das verdades da misericórdia e da graça mais intensamente. Graças a esta prática, ganhei um testemunho da “finalidade deste último sacrifício” (9) do meu Salvador e que as Suas “entranhas estão cheias de compaixão por [nós]” (10).

Ele conhecia-me perfeitamente nas Suas entranhas de misericórdia. À medida que a expressão da minha gratidão se manifestava, a minha fé aprofundava-se e a minha alma alegrava-se. Vim a perceber que estes altares diários de gratidão estavam a preparar o caminho para o “trono da graça” (11). Fomos abençoados tanto material como espiritualmente nos dias que se seguiram. Mas, por tudo o que passei, não gostaria de ter trocado de lugar com nenhum rei. As minhas provações guiaram-me a conhecer e a aproximar-me do meu Salvador Jesus Cristo. Ele vive!

  1. Isaías 43:1 

  1. Deuteronómio 7:6 

  1. Deuteronómio 26:19 

  1. Malaquias 3:10 

  1. 1 Néfi 2:7 

  1. 1 Néfi 2:4 

  1. 1 Néfi 1:14 

  1. Salmos 139:8 

  1. Alma 34:15 

  1. 3 Néfi 17:6,7 

  1. Hebreus 4:16